segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dica de ouro aos chocólatras de plantão


A páscoa mexe com os instintos dos chocólatras. O apelo é intenso neste período. Mas nem sempre o prazer compensa, pois alguns chocolates só nos fazem engordar. Fique atenta à qualidade do chocolate!

Alguns poucos fabricantes investem para recuperar a aura de nobreza do chocolate, produzindo-o na versão Premium, com maior percentual de cacau e qualidade superior (muito mais saudável e menos calórico). Outros produzem em massa, em tamanhos e qualidade reduzida (é o caso da Nestlé brasileira).

O mestre confeiteiro Fabrice Lenud, dono da Douce France, em São Paulo, ensina a reconhecer o verdadeiro chocolate dos deuses através dos cinco sentidos:

Visão - Veja se o chocolate é bem liso e brilhante, o que atesta a boa qualidade da manteiga de cacau;

Olfato - Ele deve ter aroma intenso;

Audição - Ao quebrar, você deve ouvir um “clac”, que indica crocância; a falta do estalo é sinal de que foi usado óleo vegetal em substituição à manteiga de cacau;

Tato - Sabe-se, ao quebrá-lo, se um produto é crocante também pelo toque das mãos;

Paladar - Coloque um pedaço na boca e espere derreter. Deve-se sentir: na ponta da língua, o sabor doce; nas laterais, a acidez; no fundo, o amargor. E durante um ou dois minutos o retrogosto, que é para ser algo prazeroso.

Aprecie com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente